Confiança 2

Eh, tou estudando essa palavrinha novamente. Anteriormente,falei da confiança num sentido amplo, ou melhor, em vários sentidos. Pode-se, de lá ,concluir coisas do tipo:
- "Nao dá pra trabalhar com quem você não confia";
- "Não dá pra fidelizar clientes sem conquistar confiança dele";
- "Não dá pra trabalhar em um lugar/ou em um determinado cargo/ou para um determinado chefe que não confia em você";
- "Não dá pra construir coisas com pessoas que você não confia."
... enfim!

Confiança é algo que traz segurança, paz, esperança, que levanta a estima.
Segurança, é algo que dou valor pra caramba, pois é em cima de um solo seguro,que construo meu mundinho. Por isso, passado uns momentos de análise de minha atual vidinha, considerando um monte de incertezas, de acontecimentos que não dependem de mim, me veio a idéia de estudar um pouco o que é confiança, e investir mais nela,evitando ser tão idiota.

O que é confiança? Como obter essa tal confiança? É fácil de comprar? :S:S:S

Poucas são as pessoas nos dias de hoje, que sabem o verdadeiro significado dessa palavra.
Pra isso é que existe o pc (pra ajudar a organizar informações), a internet, e o google, que nos dá o conceito da palavra segundo o Wikipédia:

"Confiança é o ato de deixar de analisar se um fato é ou não verdadeiro, entregando essa análise à fonte de onde provém a informação e simplesmente absorvendo-a.Confiar em outro é muitas vezes considerado ato de amizade ou amor entre os humanos, que costumam dar provas dessa confiança. A confiança é muito subjetiva porque não pode ser medida, é preciso acreditar em alguém e conhecê-lo para poder confiar, o que torna a confiança um conceito intrínsico. Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém. Quanto mais informações corretas sobre quem necessitamos confiar, melhor, formamos um conceito positivo da pessoa."

Surgimento (òoootima essa parte!!)
O grau de confiança entre duas pessoas é determinado pela capacidade que elas têm de prever o comportamento uma da outra. Tem como base experiências passadas que corroboram um padrão esperado, valores compartilhados percebidos como compatíveis. (...continua!)
O Conceito está ai, é esse mesmo, e muito fácil de conseguir, mas, porque poucas pessoas entendem , ou não colocam em prática?
Confiar não é apenas dizer "eu confio", é dar mostras, é dar provas, é realmente acreditar. Envolve 'não mentir nunca', 'não esconder detalhinhos'. Envolve seu namorado te ligar pra pedir aqueles favorzinhos bobos que vc tem prazer em atender, ao invés de pedir pra qualquer outro amigo/amiga com a desculpa de 'nao querer te incomodar'.

Outra verdade 'nata':
Não existe possibilidade de obter a confiança de alguém sem antes confiar nessa pessoa. Porém a sociedade moderna não confia em ninguém, e não é para menos, pois ninguém confia em ninguém. Já falhei mil vezes pedindo a confiança de pessoas, que não estavam 'nem aí' pra mim.

...agora, e nos relacionamentos?
Bah, acho que é a maneira mais trágica da confiança. Como ter certeza de que a pessoa ao lado é de sua confiança? Como ter certeza de que essa mesma pessoa confia em você?
Aliás, você confia nela hoje. Certo. Mas, confia o suficiente para crer que ela é capaz de estar com você no futuro? Tento sempre 'categorizar' confianças, medir ela de acordo com as experiencias que vivo, tipo, comparando 'confiava mais em cicrano do que em beltrano', tentando achar exatamente o porque eu sentia isso. Até que as vezes dá certo :)
Dizem que existe uma resposta mais simples e que funciona melhor (na prática): Ouvir a tal voz do coração.
Eu sempre gosto de complicar as coisas. Sou do tipo que curte colocar coisas subjetivas em planilhas,como uma forma neurótica de tentar analisar/medir coisas que tenho dificuldade.

Pra mim, essa "voz do coração" se confunde horrores com outras coisas ( carências e desejos, por exemplo). Concluir decisões relacionadas á confiança, pra mim, acho que é a coisa mais complicada do mundo.