Fwd: [UXrecife] até onde vai UX?

Falou e disse, douradinho (hihihi)!  È por isso que sou uma anônima que curte pacas esse grupo. E certamente, estaria disposta a cursar design e pcsicologia pra poder atuar exatamente neste ponto... Ahhh dreaming dreamin...planos de numero #67934 para a aposentadoria...
aH! Recomendo o grupo...caça ae!!
---------- Forwarded message ----------
From: S. Dourado <xxxx>
Date: 2008/4/22

Oi, pessoal,
 
Dando aqui minha opinião/contribuição/lenha na fogueira ;)
 
Concordo que UX vai até o infinito. Acho tb ótimo saber que a cada dia mais e mais pessoas concordam que "coisas estranhas ao design" podem fazer uma diferença grande em relação a UX, que os designers não são os deuses onipotentes dessa área.
 
Dessa forma, pode acontecer por exemplo que o pulo do gato em relação a UX de um sistema ou serviço seja causado porque o cara do suporte(técnico de informática bronco que não sabe de ui, nem layout, nem cores nem nada) inventou uma forma de os computadores(consequentemente o sistema) nunca darem pau;
 
Mas... em termos práticos, como não dá para ninguém saber tudo (eu até queria), na prática temos que criar algumas limitações/especializações. Não porque acreditamos que a área "só vai" até ali, mas para podermos "organizar" melhor a vida ;) tendo a consciencia que podemos extrapolar isso.
 
Caso contrário, podemos entrar naquela estória da "a batida da asa da borboleta no Japão influenciou tal coisa do outro lado do mundo", tudo está interligado, então tudo é tudo, nada é tudo, etc e a casa cair. Num exemplo extremo dessa lógica, um sapateiro que não misturasse as colas direito causaria um problema na sola, que daí deformaria os ossos do pé de alguém, que poderia causar um trauma psicológico, e por conta disso o cara não conseguir um emprego e entrar em um grave problema financeiro. Daí, sua atuação como sapateiro teria uma decorrência quimico-ortopedica-psicologica-trabalhista-financeira-...-ad infinitum.
 
Sim, até tem, mas nem por isso o cara é isso tudo e ser sapateiro é tudo, e agora não podemos definir o que é a profissão de sapateiro porque pode se tornar uma coisa abrangente, igual ao infinito e interligado com todas as áreas de conhecimento. Eu não o chamaria para aplicar uma injeção ou pedir dicas de finanças com ele, preferiria chamar um médico e um economista "normal".
 
Resumindo a minha opiniao: tudo está interligado? sim, mas pô, pega 90% do que normalmente as pessoas fazem ou deseja-se que façam e rotulamos como tal coisa. Para UX: concepção de interfaces, prototipação, entendimento do usuário, etc, e diz que UX designer é isso. Se precisar mudar depois muda, tem mais coisa além disso? tem, o cara quiser extrapolar isso? nao tem problema tb a vamos viver felizes ;)
 
[]s
S.