maraca

tuuuuuuuuu!!!
baque virado eu amo! Baque solto, é mei ralezim, mas é tudo maraca. Mas o 'tocável', dos famosos tambores silenciosos, é o virado. E bom é misturar aquelas batidas fortes e o xique-xique com um eletronico, um rock nação. Nooh, fica muito show. Esperimentarararararei todos os intrumentos, mas o que fará soltar a fúria do meu elemento 'madeira' realmente será a zabumba 'alfaia'. E simbora fazer barúuuiiiuuu!!:)

O meu cantinho na entidade do 3.setor: Corpos Percussivos - Rua da moeda, 150. [contato@corpospercussivos.com/]

Algumas notinhas:

Os Maracatus mais antigos do Carnaval do Recife, também conhecidos como Maracatus de Baque Virado ou Maracatu Nação, nasceram da tradição do Rei do Congo, implantada no Brasil pelos portugueses. O mais remoto registro sobre Maracatu data de 1711, de Olinda, e fala de uma instituição que compreendia um setor administrativo e outra, festivo, com teatro, música e dança. A parte falada foi sendo eliminada lentamente, resultando em música e dança próprias para homenagear a coroação do rei: o Maracatu.

Parece que a palavra "maracatu" primeiro designou um instrumento de percussão e, só depois, a dança que se dançava ao som deste instrumento (...)
Para Mário de Andrade a origem da palavra maracatu é americana: maracá=instrumento ameríndio de percussão; catu=bom, bonito em tupi; marã=guerra, confusão. Marãcàtú, e depois maràcàtú valendo como guerra bonita, isto é, reunindo o sentido festivo e o sentido guerreiro no mesmo termo.

A orquestra do Maracatu Nação é composta apenas por instrumentos de percussão: vários tambores grandes (zabumbas), caixas e taróis, ganzás e um gonguê (metalofone de uma ou duas campânulas, percutidas por uma vareta de metal).

http://www.terrabrasileira.net/

Instrumentos
Agogô - Composto de ferro e aço formando dois cones, este instrumento é utilizado para diversos ritmos. Seu som é obtido através da batida da baqueta em seu corpo acompanhando outros instrumentos.
Agbê - Trata-se de uma cabaça envolvidas por contas ou miçangas. A cabaça garante a acústica do barulho realizado pelo movimento das contas ou miçangas
trançadas.
Alfaia - Instrumento típico do maracatu de baque virado que vem, gradualmente, sendo inserido em outros ritmos, até mesmo no Rock n´ Roll. É um instrumento pesado, com corpo em madeira e duas peles afinadas por cordas.
Nas raízes do Maracatu Nação Porto Rico, as batidas são quatro: melê ou lê, biancó ou rumpi, yan e yan darum. O melê é a base, a marcação continua sob a qual ocorrem as virações. São possíveis duas virações: o yan, chamadas pelos biancó, e o yan darum, sendo a segunda apenas executada por grandes. Na prática, essas batidas ocupam os espaços de tempo existentes, o que garante a singularidade desse maracatu e de seu filho, o Ouro do Porto.
Taróis - Mais próprio da cultura popular dos reizados, maracatus e outros, o tarol é uma caixa acústica muito importante dentro do maracatu, ele faz o acompanhamento dos melês, ou seja, a base da marcação.
Caixa - Uma caixa de forma cilíndrica, afinada com aros metálicos. Os tamanhos e os timbres variam garantindo diversos nomes ao instrumento. A caixa tem mais liberdade de execução e é trabalhada em cima dos biancós, dando suporte para os yan e yan darum na virada.
Timbal - Muito encontrado no samba, esse instrumento assume no maracatu uma maior força e dinâmica.
~ ~ ~ # ~ ~ ~


poema Maracatu
"zabumbas de bombos
estouros de bombas
batuques de ingonos
cantigas de banzo
rangir de ganzás"

Agradeço eternamente o Science/Nação Zumbi por pôr na mídia pop-regional esse escandalo de som do maracatú. Aposto que se nao fosse por isso, eu estaria ignorante para aquelas incenações coloridas de carnaval de mil novecentos e bolinha, onde reis-rainhas dançavam um negócio mal-compassado de sapatilha, seguidos dum cara segurando sombrinha de veludo, com aquele sorrizo amarelo de boneco na cara. Noh, era ridi, sem sentido d+ pra mim na infancia. Sem a música, as mixagens, a noção dos instrumentos , acho que teria hoje uma paixão a menos.

Mais maraca em música >> cliquemusic !

Outros daqui:
- estrela brilhante >do alto do zé do pinho:P haha ê lelêee...
- tambores silenciosos! >> É um arrazo, de prender a respiração e emocionar. Como eles sincronizam tanta energia?