Virtudes

(...continuando post anterior)
Pra não ficar por aqui: alguém ensina alguém a amar? Ou a questão não é ensinar, mas encontrar, simples assim, o Amor? No livro O Pequeno Tratado das Grandes virtudes, ao tratar do Amor, André Comte Sponville fala que primeiro nós nos sentimos amados. Depois, só depois, somos capazes de amar...

O livro, acha-se para download aqui ou para comprar aqui.
OOOOODE ao tratado 19:

Não nascemos virtuosos, mas nos tornamos. Como? Pela educação.

Esse livro tá na cabiceira. Adoro folosofia, ler idéias reorganizam nossa mente. Mas como realmente as ideias são frágeis, a real ordem que quero só vai aflorar depois de um bom tempo, ou ja chegou e eu esqueci, ou veio e voltou,sem eu notar, enfim. Desde que as idéias estejam presente em espasmos, nao importa, ficarei tranquila.
Mas dessas ladainhas todas, uma coisa tenho que concordar: Primeiro, realmente, senti-me amada. Depois, intensamente, amei. Mas o amor, essa coisa frágil, não se aprende em manuais.

Já li, revisei, repensei todos os tratados. Acho que o que menos sei/uso é o 19 =/

Pensando noutros 'B'´s, vejo que, para áquele que me esfaqueou há algum tempo, recomendo fortemente os tratados 05-temperança, 13-tolerancia, e 16-boa fé(em ordem de importancia), fui e é justo nessas virtudes que falhou comigo. E pensando naquele outro que curte eercitar a mente, seria o meu outro 'B' mais virtuoso? Ele sim, nunca faltou com o 16,nem o 13; Só recomendaria revisar o 2(fidelidade)pois o mesmo ainda é avexado quanto a passado/futuro.

origem daqui.