Análise Transacional

Tinha postado uma dica de artigo que rematia pra esse assunto, mas só agora cabei de ler os hiperlinks dele, e me empolguei com a coisa.
Nooooooooossa, analise transacional é algo muito incrivel. Lembro das antigas, que na cadeira de pscicologia do curso tecnico pós-medio com a prof.(ti-tia) Mery Rute, tinhamos pincelado esses assuntos (ego, super-ego,tipos de personas,formaçao,meio,etc) Eu amava-muito-tudo-isso. "Sempre amarararei" como dizia Olhos. É algo básico de se ter em mente, vale apena revisar os conceitos.

Tipo...
Uma pessoa tem sua personalidade formada de um monte de 'EGOS' que agem em paralelo, como instâncias do tico-e-teco nagente, lutando entre si, ora ocultando um, ora aflorando outro. São os Egos: o PAI, a CRIANÇA(criança natural,adaptada, e pequeno professor), e o ADULTO.

As pessoas (e acredito que também os 3 egos, em suas particularidades) necessitam serem reconhecidas pelo que são e pelo que fazem. A este reconhecimento damos o nome de Carícias ^^ Assim, a troca de carícias é uma das coisas mais importantes que as pessoas podem fazer em suas vidas. S2 Sem elas, "a espinha dorsal secará".
Há um lance da posiçao existencial, um joguinho do "Eu estou ok, voce está ok" que eu sou totalmente fã. Lembro até de um filme que trata isso de uma forma hiper bonitinha, o Mozart and the whale quando eles jogam contra a tal da Asperger's syndrome.

Creio que essa estoria toda aplica-se a um adulto(completo-ou-não) e que nas instâncias do tico-e-teco, desconsiderando a classificaçao-disney do 'diabinho' e do 'anjinho',seriam definidas o tico = crianças, e o teco = o pai.

Dessa forma, o Adulto tem três crianças: Livre, Submissa e a Rebelde.
A Criança é aquela que sente todas as emoções: medo, amor, raiva, dor, alegria, emotividade, tristeza, vergonha, espontaniedade, criatividade, etc.(=isso lembra cancer,aries,peixes,sagitario,gemeos..hihi)

O ego Pai é o cara dos extremos, "o Juíz" (hehe, essa vai pra Ele;)). O Pai julga a favor ou contra e pode ser controlador ou apoiador ( = pai crítico, ou pai nutritivo). Ele assemelha-se a um gravador, repleto de afirmações pré-julgadas e pré-programadas. É o que tenta mostrar utilidade por ser "experiente', o que se entitula de 'sábio'.

O Adulto é o senhor do equilibrio. Quando no estado de ego Adulto, uma pessoa funciona como um computador humano. Opera, baseada em dados que coleta, armazenando ou usando para tomar decisões, de acordo com um programa lógico, certificando-se de que a Criança ou o Pai não contaminem o processo com informações que podem estar incorretas. (pc humano,lembrei do sb,ele falava q ele funcionava assim,bah)

Sendo Adulto, temos capacidade de analisar situações, entender, explicar o problema para os outros e,perceber possíveis soluções. O Adulto acaba com os 'joguinhos' das crinaças (internas ou externas), ele é racional e tende a ser justo.

Numa situaçao 'critica', a primeira coisa a fazer é chamar o seu estado de ego "Pai", este vai te possibilitar enxergar sob dois ângulos, um protetor e outro crítico. O Pai vai mandar as Crianças dormirem (pois trabalho infantil é crime!), e chama o cara que realmente deve prevalecer em nosso ambiente de trabalho. Quem consegue fazer isso? O nome dele é estado de ego "Adulto".
Para os outros ambientes(fora o de trabalho) existe mastercard a combinação dos outros egos. Mas raramente, em estado de vigilia-física, ficamos atentos á confusão desses nossos 'egos', e acabamos nos complicando em JOGOS PSICOLÓGICOS.
(fogo isso:P por isso que prezo muito pela concienciologia, que defende que precisamos prestar atenção nessas cousas).

Busque seu equilíbrio quando passar sob situações de stress, conflitos, problemas.
E qual o equilíbrio dos 3?Será que é possivel usar unicamente "o Adulto"? HUm.. È mais ou menos assim que funciona:
O Pai usa velhos registros da sua cabeça para resolver problemas, sendo útil quando não há informação ou tempo disponível para usar o Adulto para pensar. A Criança, por outro lado, criará novas soluções baseadas na intuição e sentimentos, mas essas soluções não são tão confiáveis quanto aquelas baseadas em decisões Adultas. É meio que o Adulto fosse a opinião 'do meio', nem do tico, nem do teco. Seria o cara 'conciente' de si de de todos os demais.

Enfim, reconheça os seus 3 egos,usufrua deles, mas opte por usar o Adulto.
Não permita que seus lados Pai e Criança(s), prevaleçam sobre o seu Adulto quando este deva ser o comandante. E, (hehe) abuse das carícias. (Hhmmmmmmmmmmmmmmmmmm)

O meu chará Eric Berne, é muito phoda. Queria ter um tiu assim.

links:
As 3 crianças
Eric na UNAT-BRASIL(União Nacional dos Analistas Transacionais)
Conceitos da AT